Segunda, 13 de Janeiro de 2025
(34)3334-4440
Anúncio
Cidades COMPORTAMENTO

Já imaginou um dia sem tecnologia?

Energia, celular, computador, internet, carro... as inovações tecnológicas são hoje tão imprescindíveis quanto o ar que respiramos

23/12/2024 09h15
Por: Sthefano Scalon Cruvinel

REPUBLICAÇÃO/RETROSPECTIVA 2024

Um dia desses, em mais uma jornada de rotina, acordei para o trabalho despertado pelo meu celular. Levantei, fiz minha higiene pessoal incluindo uma boa ducha e, após me vestir, sentei-me à mesa para o café. Liguei a TV pelo controle remoto para ver as primeiras notícias do dia e aproveitei também para acessar a minha agenda no meu iphone para me atualizar dos compromissos do dia. Antes de sair de casa, respondi e enviei algumas mensagens no whatsApp. Com a chave presencial do carro no bolso, abri a porta, entrei, dei partida e segui em direção ao trabalho, não sem antes conectar meu spotify à multimidia do veículo (música boa faz bem no trânsito). No caminho, via bluetooth liguei e falei com minha secretária no escritório para adiantar o expediente. Tive que seguir com ar-condicionado, limpadores e o antiembaçante dos vidros ligados, pois, além de calor, estava chovendo. 

Não sei o porquê, mas já a caminho do trabalho, após finalizar a ligação e guiado pelo wase que ia me mostrando a melhor e menos congestionada rota, eu me pus a pensar que desde a hora que acordei até aquele momento quantas foram as tecnologias que eu havia feito o uso. Despertador do celular e o próprio aparelho, luz e chuveiro elétricos, cafeteira elétrica, controle remoto e TV, o meu carro e todas as tecnologias embarcadas nele, internet, aplicativos e etc. Lembrei ainda do satélite que me permitiu a conexão com algumas dessas coisas. Ou seja, era bastante tecnologia usada em pouco mais de uma hora de mais um dia de vida. É muito? Não. Olhando o mundo em que estamos vivendo tem muito mais.

Foi aí que me veio à mente uma pergunta: “Seria possível vivermos sem tecnologia, ou melhor, passar no mínimo um único dia sem ela?”

Com ênfase, não quero aqui nem mencionar a ausência de tecnologias primitivas, como as primeiras ferramentas usadas por ancestrais humanos, como lascas afiadas que serviam como facas ou pedras maiores usadas como martelos e bigornas, feitas há 3,3 milhões de anos. Ou tão pouco o fogo, provavelmente descoberto por um ancestral do Homo Sapiens há 1 milhão de anos. Até mesmo a agricultura (antes dela predominava o sistema de coleta de alimentos) descoberta entre 20 mil e 15 mil anos atrás, num período chamado Revolução Neolítica, mesma época provável da invenção das roupas, cerâmica e tijolos de argila, assim como a roda e etc. Tudo isso são considerados tecnologias e deram origem a muitas outras que vieram depois.

Mas vamos lá, chega de história! Imagine um dia você acordar num mundo sem tecnologia.

Sugiro ignorar descobertas primitivas e tantas outras mais antigas. Considere agora apenas os computadores, imagine que todos simplesmente não existissem.  

Se assim fosse, em primeiro lugar você acordaria tarde porque o alarme do seu celular ou outro tipo de despertador não existem mais. Depois do susto por acordar tarde, você começaria a se preparar para o trabalho. Infelizmente, não conseguiria acender as luzes, tomar banho ou escovar os dentes. Isso porque, energia, gás e água são hoje serviços públicos administrados por enormes sistemas de computadores.

Assim, você se vestiria e iria para o seu carro que, a menos que ele fosse fabricado há mais de três décadas, não daria partida, pois, quase tudo em um carro hoje é operado por uma central eletrônica controladora (basicamente um computador de bordo). O transporte público estaria parado pelo mesmo motivo. Mesmo que o seu carro pegasse, o trânsito seria um pesadelo com todos os semáforos apagados. Então, a alternativa seria seguir a pé ou de bicicleta para o trabalho.

Ou seja, seu dia sem tecnologia não começaria bem! E, perceba você, que estamos falando apenas da não invenção dos computadores. 

No século 21, uma situação como essa pode parecer assustadora. A tecnologia é tão onipresente quanto o ar que respiramos. Está em nossas casas, em nossos locais de trabalho e até em nossos bolsos. Desde o momento que acordamos até o momento que vamos dormir, estamos constantemente conectados, constantemente online e/ou dependentes de algum tipo de tecnologia. 

E volto novamente com a pergunta: como seria a vida sem tecnologia, mesmo que por apenas um dia?

Certo é que se considerarmos apenas a atual contemporaneidade, o papel da tecnologia em nossas vidas é imensurável e hoje certamente indispensável... Sim, não, talvez!  

Reflita. Dos smartphones aos computadores portáteis, das redes sociais aos serviços de streaming, dos motores a combustão aos elétricos, da fertilização in vitro à telemedicina e cirurgia robótica, enfim, a tecnologia tornou-se parte integrante do nosso cotidiano. É como nós comunicamos, trabalhamos, movimentamos, aprendemos e nos divertimos. É como nos mantemos conectados com pessoas, como acompanhamos as notícias e como navegamos pelo mundo. É difícil imaginar um mundo sem ela.

Entretanto, existem excessos. Essa conveniência tem um custo. Nós nos tornamos tão dependentes da tecnologia que a ideia de passar um dia sem ela parece assustadora, se não impossível. Estamos constantemente verificando nossos telefones, navegando constantemente pelos nossos feeds, constantemente conectados. 

Então, como você pode passar um dia sem tecnologia? As regras são simples: nada de telefones, nada de computadores, nada de TV, nada de gadgets, nada de carros, nada de muita coisa. Só você e o mundo ao seu redor. 

Uma situação como essa, a meu ver, é um enorme desafio, mas também uma oportunidade. Uma oportunidade de desconectar, de vivenciar a vida de forma diferente.

Acredito que, embora possa parecer uma tarefa difícil, fazer uma pausa na tecnologia pode trazer vários benefícios. Pode reduzir o estresse, melhorar o foco e melhorar os relacionamentos interpessoais. Pode lhe dar a chance de se reconectar consigo mesmo e com o mundo ao seu redor. Pode lhe dar uma nova perspectiva e uma nova apreciação pelas coisas simples da vida.

No meu caso, sempre que sofro uma queda de energia, normalmente procuro algo pra fazer ou ler. Eu não poderia imaginar a vida sem eletricidade para alimentar todos os nossos equipamentos e dispositivos que nos ajudam a viver nossas experiências cotidianas.

Eletricidade à parte, todos os aspectos da nossa vida são afetados pela tecnologia. Nosso transporte, comunicações cotidianas até o atual método de ensino são influenciados por ela. Basta pensar no como é que as pessoas faziam pesquisas sem a internet ou como viajavam de país em país sem carros e aviões.

Pois bem, era indagações como essas que permearam meus pensamentos quando estava a caminho no trabalho. Confesso que, antes de chegar ao destino e já no final das minhas reflexões, ter sentido um calafrio pelo simples fato de ao menos imaginar viver um dia que fosse sem tecnologia.

É sabido que, ao longo da nossa história, o homem nunca deixou de inovar e inventar diferentes tecnologias em diferentes aspectos para a nossa vida. Das tecnologias eletrônicas às médicas, esses avanços facilitaram nossa vida e também conectaram a raça humana pelos diferentes cantos do mundo. Sem a tecnologia, doenças erradicadas como a varíola ou a gripe espanhola poderiam ainda ter sido generalizadas desde 1800. Pegar um simples resfriado pode ser fatal sem tecnologia. Sem as tecnologias de comunicação das quais a sociedade moderna depende fortemente, a vida como todos a conhecemos deixaria de existir. E olha que tais comparações são apenas a ausência de algumas peças de tecnologia.

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Inovação e Tecnologia
Sobre Inovação e Tecnologia
Sthefano Scalon Cruvinel é especialista em tecnologia, fundador do Grupo Cruvinel e da EvidJuri, escritório especializado em perícia, assistência técnica, consultorias e laudos. A coluna tem o objetivo de compartilhar conhecimento e experiências práticas sobre iniciativas inovadoras e compreensão da importância da tecnologia na atualidade.
Anúncio
Uberlândia, MG
Atualizado às 00h17
20°
Parcialmente nublado

Mín. 19° Máx. 27°

20° Sensação
0.97 km/h Vento
86% Umidade do ar
100% (5.2mm) Chance de chuva
Amanhã (14/01)

Mín. 19° Máx. 28°

Chuvas esparsas
Amanhã (15/01)

Mín. 20° Máx. 26°

Chuva
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Ele1 - Criar site de notícias