Começou nesta segunda-feira (10) o programa que permite a gratuidade no transporte coletivo para estudantes de Uberlândia, a Tarifa Zero.
O anúncio foi feito pelo prefeito Paulo Sérgio durante a manhã no Terminal Novo Mundo, quando também foram informados os detalhes de como se cadastrar.Segundo a Prefeitura, a oportunidade irá beneficiar estudantes regularmente matriculados no ensino fundamental, médio e superior, além de pós-graduação e de ensino técnico profissionalizante, reconhecidos pelo Ministério da Educação (MEC), com carga horária total, igual ou superior a 600 horas.
Para ser beneficiário da Tarifa Zero, o estudante precisa se cadastrar no aplicativo do programa. O aplicativo Ubertrans-Supersit pode ser baixado pela loja de aplicativos do celular.
Em seguida, basta se cadastrar ou, no caso de quem já acessava a plataforma, fazer o login com email e senha.
O estudante deve informar na plataforma:
Após o cadastro, a carteirinha física será confeccionada e entregue ao usuário no terminal urbano mais próximo do endereço informado no cadastro.
A carteirinha é de uso pessoal e, havendo uso irregular, será cancelada.
Em caso de perda ou roubo do cartão, um novo pode ser solicitado ao custo de dez tarifas vigentes, mediante a apresentação de boletim de ocorrência.
O sistema permitirá o uso para ida e volta à escola de acordo com a grade informada, além de dois tickets por dia (inclusive sábados, domingos e feriados) para uso em lazer, cultura e esporte, com um intervalo mínimo de 1h entre cada viagem, garantindo o uso adequado do benefício.
urante o período de transição, os estudantes receberão, até 10 de março, tickets para ida e volta para a escola, de acordo com a grade cadastrada, além de dois tickets por dia para lazer, inclusive aos fins de semana e feriados.
O saldo não é cumulativo. A cada dia, o sistema vai zerar o saldo de tickets do aluno.
Caso sobre saldo na carteirinha atual, o usuário poderá, a partir de 10 de março, transferir o crédito para outro usuário, no prazo máximo de 90 dias.
O projeto da lei foi aprovado em uma sessão extraordinária na Câmara Municipal, no dia 7 de janeiro. Dois dias depois, a lei foi sancionada pelo prefeito durante uma solenidade no Terminal Canaã, zona oeste da cidade.
De acordo com a Prefeitura, a nova lei beneficiará pelo menos 43 mil estudantes já cadastrados no SIT.
A lei também autoriza o Município a custear, por meio de subsídio, a diferença entre a tarifa pública e a tarifa técnica definidas no contrato de concessão do transporte público.
A gratuidade custará ao sistema de transporte coletivo R$ 13 milhões ao ano.
Mín. 18° Máx. 27°
Mín. 18° Máx. 27°
ChuvaMín. 19° Máx. 24°
Chuva