Segunda, 16 de Junho de 2025
(34)3334-4450
Anúncio
Cidades COMPORTAMENTO

Brasileiro passa mais tempo na frente das telas do que dormindo

Cada pessoa gasta, em média, 9 horas e 32 minutos por dia com celular ou outros dispositivos eletrônicos

09/06/2025 10h46
Por: Sthefano Scalon Cruvinel

Certo dia, durante meus exercícios na academia, parei para observar a quantidade de pessoas que faziam o uso do celular durante o tempo que deveria ser dedicado a atividades físicas. Logo imaginei: a academia é um dos poucos lugares da rotina diária em que as pessoas poderiam aproveitar para dar uma pausa no uso do smartphone. Além de exercitar o corpo, descansa a mente. Certo? Aí é que está a questão. O celular se tornou parte nossa. Somos metade corpo, metade tela. Não fazemos mais nada sem levar nosso aparelho.

E faço aqui um mea culpa. Enquanto reparava os usuários na academia, eu lembrava que também havia levado meu iPhone. Pois é, somos “escravos” da tecnologia. O fato, no entanto, serviu como um insight para um novo artigo. Fui em busca de informações e descobri a justificativa para a cena que havia reparado durante a minha rotina na academia. Fiquei então ainda mais impressionado!

O brasileiro fica mais tempo na frente das telas do que dormindo. É a segunda população no mundo no uso excessivo do celular e outros dispositivos eletrônicos. De acordo com dados do site Data Reportal, cada brasileiro gasta 9 horas e 32 minutos por dia, em média. Só perdemos para os sul-africanos, que passam, em média, 9 horas e 38 minutos conectados à internet no acumulado do dia.

E não serve como justificativa para ficar tanto tempo a frente das telas o fato de termos cada vez mais acesso aos aparelhos modernos. Considerado um dos povos mais tecnológicos do mundo, os japoneses passam somente 3 horas e 45 minutos do dia ao celular, tablet ou computador. Ou seja, quase um terço do nosso tempo. A porcentagem de horas acordadas gastas diariamente pelo brasileiro em frente a tela representa cerca de 57%.

O levantamento aponta que nosso tempo conectado é superior até mesmo ao das duas nações mais populosas do mundo. A Índia, por exemplo, com 1,428 bilhão de habitantes, registrou um tempo médio de 6 horas e 23 minutos por indivíduo. Já na China, o tempo médio de tela dedicado por cada um dos 1,425 bilhão de habitantes é de 5 horas e 25 minutos. Só para ampliar o comparativo, nos Estados Unidos, que tem uma população de cerca de 340 milhões de habitantes, a média registrada por pessoa é de 6 horas e 59 minutos por dia.

Outro dado verificado na pesquisa aponta que o Brasil também é o segundo do ranking em uso de plataformas de mídias sociais, só ficando atrás da Índia. Por mês, cada brasileiro usa uma média de 8,4 plataformas, com WhatsApp, Instagram e Facebook sendo as favoritas. Os indianos usam 8,7 plataformas por mês das mais diversas, em média.

Das 9 horas diárias que o brasileiro passa diante das telas, pelo menos 4 horas são dedicadas à visualização de conteúdos de redes sociais. E 64% dos usuários de celular assinam ao menos um serviço de streaming.

Para os próximos anos, será que a tendência é de manter ou aumentar esse tempo, considerando os avanços tecnológicos, especialmente o uso da Inteligência Artificial na produção de conteúdo para redes sociais?

Espero que as novas gerações tenham mais tempo com qualidade. Talvez os meus filhos também frequentem a academia com um celular em mãos daqui alguns anos. Mas, pelo menos durante o período escolar, esse distanciamento das telas está garantido, graças à promulgação da lei 15.100, de 13 de janeiro de 2025, que dispõe sobre restrição da utilização, por estudantes, de aparelhos eletrônicos portáteis pessoais nos estabelecimentos públicos e privados de ensino da educação básica.

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Inovação e Tecnologia
Sobre Inovação e Tecnologia
Sthefano Scalon Cruvinel é especialista em tecnologia, fundador do Grupo Cruvinel e da EvidJuri, escritório especializado em perícia, assistência técnica, consultorias e laudos. A coluna tem o objetivo de compartilhar conhecimento e experiências práticas sobre iniciativas inovadoras e compreensão da importância da tecnologia na atualidade.
Anúncio
Uberlândia, MG
Atualizado às 23h08
17°
Tempo limpo

Mín. 14° Máx. 24°

17° Sensação
3.09 km/h Vento
67% Umidade do ar
0% (0mm) Chance de chuva
Amanhã (17/06)

Mín. 14° Máx. 27°

Tempo nublado
Amanhã (18/06)

Mín. 13° Máx. 27°

Tempo nublado
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Ele1 - Criar site de notícias