
O anúncio de R$ 32 milhões em patrocínios para Atlético, Cruzeiro e América, utilizando recursos destinados à publicidade e ao patrocínio institucional de empresas estaduais, coloca o Governo de Minas diante de uma pergunta que vai muito além do futebol:
por que socorrer os clubes enquanto jornais, rádios, portais e empresas de publicidade também perdem milhões com o desaparecimento das bets do mercado anunciante?
A questão ganha ainda mais peso porque os recursos anunciados sairão justamente de verbas reservadas à publicidade e ao patrocínio de marcas de empresas controladas pelo Estado.
Atlético e Cruzeiro receberão R$ 15 milhões cada. O América ficará com R$ 2 milhões. Uberlândia e Athletic também foram incluídos, embora os respectivos valores ainda estejam em negociação.
O total, portanto, poderá superar os R$ 32 milhões inicialmente anunciados.
Futebol perde patrocínio. A mídia também
A justificativa apresentada pelo Governo de Minas é que os clubes precisam enfrentar a perda repentina das receitas provenientes das casas de apostas.
O problema é que a mesma proibição que atingiu os clubes atingiu diretamente o mercado de comunicação.
As bets se transformaram nos últimos anos em grandes anunciantes de televisão, rádio, jornais, portais, plataformas digitais e outras mídias.
Levantamento do Ibope Advertising Intelligence divulgado nesta terça-feira indica que apenas 15 das maiores empresas do segmento investiram mais de R$ 3 bilhões em publicidade no Brasil em 2025.
Quando essa publicidade desaparece, não são apenas os grandes grupos que sentem os efeitos.
A conta chega às emissoras regionais, jornais locais, portais, produtoras, agências, gráficas, empresas de mídia exterior e a milhares de profissionais que dependem dessa cadeia econômica.
E quem socorre jornais e rádios?
É nesse ponto que o anúncio mineiro ganha uma dimensão especialmente delicada.
Se o Estado entende que a retirada das bets criou uma situação excepcional capaz de justificar milhões de reais em novos patrocínios para clubes, qual será a resposta para os veículos de comunicação que perderam os mesmos anunciantes?
A pergunta torna-se ainda mais relevante porque o dinheiro destinado aos clubes está relacionado justamente ao orçamento de publicidade e patrocínio das empresas estaduais.
Não há, até o momento, evidência suficiente para afirmar que os R$ 32 milhões destinados ao futebol seriam recursos que, de outra forma, seriam aplicados em jornais, rádios ou outros meios.
Mas é exatamente isso que precisa ser esclarecido.
R$ 32 milhões exigem transparência
O debate não é sobre a importância do futebol para Minas Gerais.
Também não se trata de questionar a legitimidade de empresas patrocinarem clubes quando existe retorno publicitário compatível.
A questão central é outra:
quais critérios técnicos justificam R$ 15 milhões para o Atlético, R$ 15 milhões para o Cruzeiro e R$ 2 milhões para o América?
Quanto vale a exposição de cada marca?
Qual estudo de mídia fundamentou esses valores?
Houve comparação com outras possibilidades de investimento publicitário?
Quanto será destinado ao Uberlândia e ao Athletic?
Os R$ 32 milhões são adicionais ou sairão do orçamento que poderia financiar outras campanhas?
Haverá redução da publicidade destinada aos veículos de comunicação?
São perguntas que precisam de respostas objetivas.
Ano eleitoral torna cobrança ainda maior
Há outro componente inevitável no debate: 2026 é ano eleitoral.
O calendário eleitoral não permite concluir, por si só, que os contratos tenham finalidade eleitoral. Fazer essa afirmação exigiria evidências concretas.
Mas justamente por envolver empresas controladas pelo Estado, milhões de reais e instituições esportivas com enorme capacidade de exposição pública, o momento exige nível elevado de transparência.
Contratos, critérios de seleção, estudos de retorno publicitário, duração dos patrocínios, contrapartidas e metodologia utilizada para chegar aos valores precisam estar disponíveis para escrutínio público.
A discussão deve ocorrer sobre documentos e números — não sobre suposições.
Interior não pode ficar fora dessa conta
A discussão também interessa diretamente ao Triângulo Mineiro.
Jornais, rádios, portais e empresas de comunicação regionais empregam jornalistas, radialistas, fotógrafos, designers, profissionais comerciais, administrativos e técnicos.
Essas empresas não possuem, em muitos casos, a mesma capacidade financeira dos grandes conglomerados nacionais para absorver quedas abruptas de receita.
Se houver redução adicional da publicidade institucional destinada à mídia regional, o risco econômico é real: menos faturamento pode significar redução de estrutura e, dependendo da situação financeira de cada empresa, pressão sobre postos de trabalho.
Não é possível afirmar antecipadamente que o patrocínio aos clubes provocará demissões.
Mas também não é razoável ignorar o efeito que uma eventual retração das verbas publicitárias teria sobre empresas que dependem desse mercado.
A pergunta de R$ 32 milhões
O Governo de Minas apresentou uma resposta rápida para uma crise de receita enfrentada pelos clubes.
Agora surge uma pergunta igualmente importante:
qual será a resposta para o restante da cadeia econômica que também perdeu a publicidade das bets?
Se dinheiro de publicidade das empresas estaduais pode ser utilizado para amenizar o impacto sofrido pelo futebol, veículos de comunicação e empresas publicitárias têm legitimidade para exigir transparência sobre quanto existe, para onde vai e quais critérios determinam a distribuição dessa verba.
O debate não precisa ser colocado como imprensa contra futebol.
A questão é outra: dinheiro de empresas controladas pelo Estado exige critérios públicos, justificativa econômica e tratamento transparente.
E, diante de um mercado de comunicação pressionado pela perda de anunciantes, cada milhão destinado à publicidade merece ser acompanhado.
O Sistema Correio de Comunicação, representando pelo Jornal de Uberaba e Correio de Uberlândia encaminhará questionamentos ao Governo de Minas e às empresas envolvidas para saber se os novos patrocínios reduzirão recursos destinados à mídia, quais estudos justificaram os valores e quanto será investido em comunicação regional e no interior do Estado.




