Segunda, 16 de Junho de 2025
(34)3334-4450
Anúncio
Coluna MG Coluna MG

Vereadora articula expansão do ‘Minas Forma’ para o interior de Minas

Marcela Trópia (NOVO) quer ampliar capacitação profissional em parceria com lideranças regionais

11/06/2025 08h46
Por: Anna Karoline B Santos
Legenda foto: Marcela Trópia articulando com lideranças regionais a ampliação do Minas Forma pelo interior do Estado (Foto Divulgação Marcela Trópia)
Legenda foto: Marcela Trópia articulando com lideranças regionais a ampliação do Minas Forma pelo interior do Estado (Foto Divulgação Marcela Trópia)

A vereadora de Belo Horizonte, Marcela Trópia (NOVO), está articulando a expansão do programa ‘Minas Forma’ para o interior do Estado. A proposta da parlamentar é fortalecer a interiorização da política estadual de qualificação profissional, com o apoio de prefeitos, vereadores, sindicatos, associações comerciais e consórcios municipais.

Lançado em 2024 pelo Governo de Minas, o ‘Minas Forma’ oferece cursos gratuitos de capacitação profissional, com foco nos setores de Turismo, Cultura, Comércio e Serviços. O programa, coordenado pela Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social (Sedese-MG) em parceria com o Senac-MG, já contempla 8.100 vagas distribuídas em 101 cidades. Os públicos prioritários são jovens de 18 a 29 anos e mulheres acima de 40, inscritos no CadÚnico, com bolsas de até R$ 600.

“Minas já tem uma base sólida com esse programa. Agora é hora de ampliar o alcance e fazer com que ele chegue a mais municípios, especialmente aqueles com menos oportunidades de formação”, afirmou Marcela.

Para isso, a vereadora deu início a uma agenda de encontros com lideranças regionais e pretende visitar cidades-polo como Uberlândia, Montes Claros, Juiz de Fora, Teófilo Otoni, Pouso Alegre, Divinópolis e Governador Valadares. O objetivo é estimular a adesão dos municípios ao programa e identificar demandas locais de qualificação que possam ser atendidas com apoio do Governo de Minas e do Sistema S.

Além da articulação política, Marcela Trópia pretende elaborar um diagnóstico regional com as principais carências e demandas por cursos profissionalizantes. O documento será encaminhado à Sedese e às entidades parceiras, como forma de contribuir com o aperfeiçoamento do programa.

“Queremos conectar quem está fazendo com quem precisa fazer. Essa construção coletiva pode mudar realidades e gerar mais oportunidades de trabalho e renda no interior”, reforçou a parlamentar.

As inscrições no programa são feitas de forma periódica, conforme a disponibilidade de vagas em cada cidade, e podem ser realizadas pelo site social.mg.gov.br ou presencialmente nas unidades do Senac. Informações também estão disponíveis pelo telefone 0800 724 44 40 ou WhatsApp (31) 3057-8600.

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Ele1 - Criar site de notícias