Entre os dias 19 e 22 de junho, o Instituto Federal do Triângulo Mineiro (IFTM) e a Escola Municipal do Sobradinho, da cidade de Uberlândia, na zona rural, receberam escotistas e dirigentes de diversas regiões do Brasil para um Curso Avançado do Movimento Escoteiro. Foram quatro dias de intensa formação, troca de experiências, vivências pedagógicas e muito espírito escoteiro.
Participaram do curso representantes de várias partes de Minas Gerais e também de outros estados como São Paulo, Goiás, Distrito Federal e Ceará, destacando o caráter nacional da iniciativa.
O curso foi dividido em dois eixos principais: o Curso Avançado para Dirigentes, conduzido por Wagner Alves, e o Curso Avançado para Escotistas, coordenado por Giovani Barbosa. Ambos tiveram atividades formativas e práticas voltadas ao fortalecimento do trabalho escoteiro nas Unidades Escoteiras Locais (UELs).
Como parte da formação, os dirigentes realizaram uma ação comunitária na Escola do Sobradinho, revitalizando parte da área de diversão destinada às crianças. Enquanto isso, os escotistas participaram de uma jornada pelas mediações do IFTM, utilizando a caminhada como forma de reconhecimento do ambiente e planejamento de atividades externas, reforçando a importância da orientação e aplicação do Método Escoteiro.
Um dos momentos mais marcantes do curso foi a Noite das Nações, onde cada equipe preparou e apresentou um prato típico de uma região ou país escolhido. Entre os destaques estiveram sabores da Nicarágua, Panamá, Honduras, Irã, Romênia e Austrália, proporcionando uma rica experiência cultural e de confraternização.
O curso foi marcado pela alegria, pelo aprendizado e pelo fortalecimento dos valores escoteiros, conectando adultos voluntários em torno da missão de formar jovens protagonistas e cidadãos ativos.
A escotista Francisca Daniele, de Fortaleza–CE, do Grupo Escoteiro do Ar 005/CE Pinto Martins, compartilhou sua experiência:
"Eu vim fazer o curso em Minas Gerais porque eu queria ter uma troca de experiência e saio daqui com o sentimento de gratidão de estar mais capacitada para atuar no escotismo com jovens."
Ao final do curso, o sentimento compartilhado por todos foi de realização, gratidão e renovação de propósitos. Mais do que aprender técnicas ou conteúdos, cada participante pôde reafirmar seu compromisso com a missão escoteira: formar jovens autônomos, críticos, solidários e protagonistas de um mundo melhor.
Eventos como esse mostram, na prática, o valor da formação contínua no escotismo. Fortalecem os vínculos entre voluntários, inspiram novas ideias e reafirmam que, com dedicação e espírito de serviço, é possível transformar realidades locais por meio de pequenas ações, sustentadas por grandes ideais.
O sucesso da atividade é reflexo do empenho coletivo, do apoio institucional e da crença de que, unidos, somos capazes de construir um escotismo cada vez mais forte, colaborativo e transformador.
Mín. 14° Máx. 25°
Mín. 14° Máx. 27°
Parcialmente nubladoMín. 14° Máx. 27°
Tempo limpo