REPRODUÇÃO/RETROSPECTIVA/2024
Quando falamos sobre inovação em meio a líderes empresariais, não é surpresa que a maioria comece a pensar em Apple, Tesla ou Amazon, que pela ordem estão no topo do ranking das 50 empresas mais inovadoras do planeta, segundo relatório de 2023 do Boston Consulting Group (BCG) e que, aliás, são posições ocupadas recorrentemente por essas empresas em todas as pesquisas envolvendo inovação.
Porém, em comparação com esses três gigantes da inovação, que estão continuamente a impulsionar o que é possível através de investimentos maciços em pesquisa e desenvolvimento, você poderá sentir que a inovação está fora do seu alcance.
Mas não é assim, não importa o tamanho ou o setor da sua empresa, porque uma cultura de inovação cabe em qualquer ambiente organizacional, podendo ser necessária para evolução e sucesso no atual ambiente de negócios que estão em constante mudança. Percebemos essa necessidade de inovação todos os dias. A disrupção digital continua a mudar a forma como as pessoas trabalham. Os concorrentes estão constantemente em seu encalço. Os eventos nacionais e globais afetam a forma como você opera. Como diz o velho ditado, “a única constante é a mudança”.
Mais quais são os elementos da inovação organizacional?
Por experiência própria, eu identifico três elementos-chave de uma cultura de inovação dentro de uma empresa, são eles:
Ambiente: exige do empresário dar a permissão aos seus talentos para desafiarem suposições, criarem abertura para novas ideias e conceder a eles a liberdade de experimentar, falhar e aprender.
Talento: implementar programas de treinamento e desenvolvimento para inovação, definir e gerenciar objetivos de desempenho de inovação e formar equipes diversificadas.
Processo: considerar fontes amplas para geração de ideias e manter um processo para incubar conceitos inovadores.
No entanto, evoluir uma organização para equilibrar melhor todos esses três elementos em um ambiente operacional dinâmico é um desafio. Uma organização pode institucionalizar processos ou programas de desenvolvimento, mas ainda assim lutar para proporcionar o ambiente certo para apoiá-los. Na verdade, o fracasso no apoio à inovação decorre, na maioria das vezes, da cultura de uma organização e não de alguma verdadeira restrição operacional ou falta de recursos. Anos atrás, a Gartner (uma das principais empresas mundiais especializadas em pesquisa e consultoria em Tecnologia da Informação) identificou em uma de suas pesquisas, sobre Inovação em Serviços, que “a maior ameaça à inovação é a política interna e uma cultura organizacional que não aceita o fracasso, não aceita ideias de fora e/ou não pode mudar”.
Existem ainda desafios de liderança a serem considerados. Ocorre que muitos líderes empresariais não reconhecem as suas próprias e inconscientes crenças e comportamentos que sufocam a segurança psicológica necessária para que a sua organização adote a inovação.
Então, por onde começar? Como você, líder, pode superar tais desafios e levar as suas organizações a uma cultura de inovação?
Em primeiro lugar, crie clareza e alinhamento em torno da inovação. Alinhar a sua equipe em torno de uma definição comum do termo “inovação” é o primeiro passo. O que é? O que não é? Como sabemos que temos sucesso? Fornecer uma estrutura e uma linguagem comuns em torno do tema e garantir que as pessoas entendam que a inovação não é simplesmente “o ato de apresentar novas ideias”.
Em segundo, crie segurança psicológica. Observar honestamente como as pessoas da sua organização reagem ao fracasso pode ser um fator muito revelador quando a inovação é o objetivo. Se a cultura da sua organização culpa, envergonha e pune, as chances de as pessoas se sentirem confortáveis exibindo comportamentos que não sejam de pura conformidade são mínimas ou nulas.
Em terceiro, incentive o diálogo. Uma conversa honesta e aberta só pode ocorrer quando as pessoas se sentem confortáveis para partilhar os seus verdadeiros sentimentos. Reúna as pessoas e crie espaço para que elas se olhem nos olhos e conversem sobre suas ideias. Isso irá estimular e reforçar os comportamentos necessários para evoluir em direção a uma cultura de inovação.
Em quarto lugar, desafie suas suposições. É incrível, na minha concepção, quantas pessoas operam dia após dia usando um conjunto fundamental de “regras” que na verdade não existem em lugar nenhum. Esse é frequentemente o caso, por exemplo, em indústrias altamente regulamentadas, onde a mentalidade regulatória se infiltra em cada decisão tomada. Os regulamentos existem por uma razão, mas não devem impedi-lo de desafiar as regras que impôs a si mesmo ao longo dos anos.
Em quinto e, por último, una a diversidade. Reunir uma força de trabalho diversificada pode realmente ampliar sua capacidade de inovar. Na verdade, a investigação sugere que ter um conjunto diversificado de experiências, perspectivas e antecedentes é crucial para a inovação e o desenvolvimento de novas ideias.
Diante disso, o meu conselho é: “Aceite o desafio”. Além das dicas acima, um líder deve tratar a causa raiz de um problema como um catalisador de oportunidades. Deve encarar suas limitações e desenvolver competência em inovação, identificando o que desconhece e o que deve mudar para permitir o sucesso da sua organização.
Fato é que a inovação não é apenas possível para a sua organização, mas também pode ser necessária se o empresário espera manter uma vantagem competitiva. Entretanto, ela só acontece quando as organizações promovem uma cultura onde as pessoas se sentem seguras para desafiar o status quo, quando o diálogo é incentivado e os líderes aceitam o desafio.
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